Hálux rígido é o nome dado a uma disfunção degenerativa e progressiva que atinge a maior articulação do dedo polegar do pé, o “dedão”. A condição é causada por um excesso de carga no dedo, o que acaba gerando um desgaste na cartilagem e na região óssea.

O agravamento dessa doença pode ocasionar em uma paralisação completa nos movimentos desse dedo.

Essa desordem na articulação atinge, em sua grande parte, pessoas com mais de 50 anos, afetando 1 em cada 40 pessoas dessa idade e sendo mais frequente em mulheres.

Causas do hálux rígido

Ainda não se sabe ao certo o que causa o hálux rígido, porém, há alguns fatores que podem contribuir para isso. Os principais deles são:

• Histórico familiar;
  • Primeiro metatarso mais longo que o normal;
  • Praticar esportes de alto impacto excessivamente;
  • Caminhar ou correr com tênis desconfortáveis;
  • Chocar o dedão repetidas vezes contra objetos duros;
  • Obesidade, pois causa uma sobrecarga no dedo;
  • Diferenças na anatomia do pé;

Sintomas de hálux rígido

Na maioria das vezes, pessoas que sofrem desse problema sentem dor na articulação do dedo, principalmente ao se deslocar para algum lugar. Entretanto, existem outros aspectos que podem indicar um quadro dessa patologia.

• Dores fortes nas articulações do dedo ao caminhar;
  • Inchaço ou vermelhidão ao redor do dedão;
  • Dificuldade de mexer e encolher o dedo;
  • Surgimento de joanete ou esporão ósseo;
  • Maior dificuldade ao subir escadas;
  • Sentir dor ou incômodo ao usar tênis ou sapatos;

Esses sinais podem se agravar de acordo com o grau em que a degeneração se encontra. O Hálux Rígido pode ser conceituado nos demais estágios:

Grau 0:

Ausência de dor ao se deslocar, e perda de até 20% na amplitude do movimento em relação ao lado que não possui problema.

Grau 1:

Perda entre 20% e 50% do movimento, acompanhado de dores eventuais que ocorrem somente na realização de movimentos mais extremos, que acabam exigindo mais do dedo.

Grau 2:

Nesse grau, já ocorrem modificações no formato do metatarso, podendo ficar mais arredondado ou curto. Perda de até 70% dos movimentos, seguido de dores regulares já na parte mais superior do dedo.

Grau 3:

Ocorre uma rigidez considerável, ausência de dor em movimentos brandos do dedo, porém uma dor contínua para movimentos mais bruscos, sendo capaz de perder a total mobilidade do dedo.

Grau 4:

Aqui é o grau mais elevado da degeneração, onde ocorre dor em qualquer tipo de movimentação do dedo, podendo ocorrer também uma paralisação total nos movimentos do membro.

Diagnóstico do hálux rígido

O hálux rígido na maioria das vezes pode ser diagnosticado através da realização de exames físicos.

O ortopedista irá examinar a sua articulação e, em seguida, fará uma série de testes, para saber o quanto você é capaz de movimentar o dedo e o nível de dor que irá sentir.

O profissional também irá realizar algumas radiografias, para constatar a gravidade do problema e o tamanho em que a degeneração articular se encontra.

O tratamento do hálux rígido depende do grau em que a doença se encontra, podendo ser feito através do uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios ou, em casos mais graves, sendo necessária a realização de uma cirurgia.