Hálux rígido consiste no tipo de artrite que afeta a articulação responsável por ligar o dedão ao pé (articulação metatarsofalangeana do hálux). Normalmente, esse mal afeta 1 em cada 40 pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e, de forma geral, sua fase inicial atinge pessoas com pouco mais de 30 anos. Além disso, essa patologia tem uma tendência de afetar mais as mulheres.

Sintomas e causas do hálux rígido

O inchaço em torno das articulações do dedão do pé e a dificuldade em dobrar o dedo são os sintomas mais reclamados pelos pacientes, visto que eles podem surgir com uma simples caminhada. A causa do hálux rígido ainda é desconhecida, entretanto, há alguns fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença, como: anormalidades na anatomia do pé, alguma lesão anterior no dedão e histórico familiar. Em grande parte dos casos, o diagnóstico pode ser feito pelo médico ortopedista através do exame clínico.

Tratamento para hálux rígido

O tratamento dessa patologia pode ser resumido em cirúrgico e não cirúrgico.

Tratamento não cirúrgico

Há muitas opções de tratamento para esta doença. O médico pode receitar anti-inflamatórios, analgésicos e compressas com água morna e gelo, a fim de aliviar a dor. Além disso, evitar o uso de calçados com saltos altos e dar preferência aos calçados com solas mais rígidas também são boas formas de diminuir a pressão sobre o dedo e, consequentemente, amenizar a dor nas articulações.

Tratamento cirúrgico

Se não houver nenhum tipo de progresso com os tratamentos acima, a cirurgia passará a ser uma realidade. Há diversos tipos de procedimentos cirúrgicos para o tratamento dessa patologia, dependendo do grau em que ela se encontra. São eles:

Queilectomia

É indicada aos pacientes com grau moderado ou leve da doença. Esse procedimento remove uma parte do osso lesionado, mas preserva a articulação, mantendo a estabilidade e os movimentos do dedo do pé.

Artrodese

É indicada aos pacientes com estágio avançado da doença. Nesse procedimento, a cartilagem lesionada é retirada e são usados parafusos para fixar os dois ossos. Uma vantagem importante desse procedimento é a redução ou eliminação permanente da dor, e a desvantagem é que ocasiona uma pequena limitação nos movimentos do dedão do pé.

Artroplastia interpositiva

É indicada aos pacientes com grau moderado ou grave da doença. Esse procedimento remove parte do osso lesionado (semelhante a queilectomia) e insere um espaçador entre os dois ossos, a fim de diminuir o contato nos dois lados da articulação. O ponto positivo é que o procedimento não causa limitação nos movimentos do dedo do pé.

Artroplastia deposição

É indicada aos pacientes com grau grave da doença. É um procedimento que pode ser executado de duas formas: em uma delas um pedaço de tecido é um usado como espaçador, na tentativa de fazer articulação voltar ao normal — essa cirurgia preserva os movimentos do dedo do pé, porém, a dor pode não desaparecer por completo. A outra forma é usando um implante sintético de cartilagem como espaçador. A vantagem desse procedimento é que ele requer uma remoção óssea menor e é mais fácil a reversão da cirurgia se não der certo. Além disso, também reserva os movimentos do dedo do pé e alivia bastante a dor.

Substituição da articulação (outra forma de artroplastia)

É indicada aos pacientes com grau grave do hálux rígido. Consiste na substituição de um ou dos dois lados da articulação por peças de plástico ou metal, porém esse procedimento ainda é mais executado no quadril e no joelho. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!