Quando uma criança diz que está sentindo dor no pé, muitas vezes os pais não dão a devida atenção, pois nessa fase da vida é comum que a criança se machuque durante uma brincadeira ou outra. Porém, há casos em que essas dores podem estar relacionadas à problemas que exigem um acompanhamento médico. Quando falamos de problemas relacionados aos pés de uma criança, é fundamental que os pais procurem ajuda de um profissional, pois em casos de problemas mais sérios, um diagnóstico precoce se torna primordial para se iniciar o tratamento adequado. Como os pés das crianças ainda estão em fase de formação, pode ser que ocorra alguma disfunção nesse desenvolvimento.

Problemas que causam dor no pé

Confira abaixo alguns dos possíveis problemas que podem causar dores nos pés das crianças.

Pé chato

É o termo utilizado para a aparência de um pé que não possui um arco bem desenvolvido, ou seja, o formato dos ossos faz com que quase toda a sola do pé toque no chão ao caminhar. O bebê ao nascer não possui o arco plantar, que é a curva que impede que a sola do pé toque por completo no chão. Essa curva se desenvolve conforme a criança vai crescendo e se forma totalmente por volta dos 6 anos de idade. No entanto, algumas crianças não a desenvolvem perfeitamente o que acaba ocasionando o pé chato, normalmente isso ocorre devido a fatores genéticos.

Doença de sever

A doença de sever se caracteriza por uma inflamação na apofisite do calcâneo (osso do calcanhar), e costuma atingir crianças e adolescentes que praticam atividades físicas. Essa doença é consequência do uso exagerado do tendão do calcanhar, o que acaba causando pequenos traumas nas placas de crescimento. A maioria dos casos atinge crianças entre os 7 e 15 anos de idade.

Dores de crescimento

São dores que surgem quando a criança está em fase de crescimento, com a possibilidade de se prolongar até os 18 anos de idade, porém é mais comum acometer crianças entre 5 e 10 anos de idade. A dor do crescimento atinge cerca de 20% das crianças, podendo causar dores nos pés, pernas, joelhos ou coxas e ainda não se sabe qual o principal fator que a causa. Não existe tratamento para esse tipo de dor, pois se trata de uma dor benigna e seus sintomas desaparecem sem a necessidade de medicamentos ou fisioterapias.

Dor no pé: quando buscar ajuda de um médico?

Procurar ajuda médica precocemente é muito importante para se ter êxito no tratamento, portanto, caso as crianças não notifiquem aos seus responsáveis sobre as dores que sente no pé, é importante que os pais verifiquem a presença de alguns sintomas que podem ser indicativos de um possível distúrbio. Alguns desses sintomas, são: Visto isso, caso a criança sinta dores frequentes nos pés ou alguns desses sintomas, é recomendado buscar ajuda de um ortopedista para que ele avalie a situação, e faça o diagnóstico correto para dar início ao tratamento, caso seja necessário. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!