A entorse (luxação) do tornozelo é uma circunstância bastante comum — apesar de bastante dolorida — que, na grande maioria dos casos, pode ser tratada dentro da própria casa. Normalmente, a recuperação completa do tornozelo torcido se dá entre 3 a 5 dias após a ocorrência da lesão, que é o período em que costuma haver a redução significativa do inchaço e também da dor. Porém, quando outros sintomas são apresentados, como dificuldade para andar ou até mesmo para apoiar o pé sobre o chão, a fisioterapia pode ser indicada para acelerar o processo de recuperação. Quando a torção ocorre pelo fato do indivíduo ter pisado “em falso”, existe a possibilidade de haver lesões no ligamento do membro. Em suma, as lesões leves podem ser tratadas no conforto do seu lar e as lesões um pouco mais graves — com hematomas na frente e na lateral do pé, além do sintoma já citado de dificuldade para caminhar — sinalizam a necessidade de orientação de um médico especialista.

6 formas de cuidar do seu tornozelo torcido em casa

Antes de tudo, é importante ressaltar que embora seja, sim, possível cuidar do seu tornozelo torcido em casa, é indispensável passar por uma avaliação especializada a fim de assegurar o grau da sua lesão. Após isso — caso seja realmente comprovado que se trata de um nível leve de torção — é possível tratar dela em casa através da realização das seguintes ações:

1- Manter o pé elevado

Quando o pé é colocado para cima, inchaços ou pioras no quadro são evitados, pois melhora o retorno veloso da região machucada. Para isso, você pode, por exemplo, deitar no sofá ou na cama e colocar um travesseiro ou almofada mais alta e densa sob os pés.

2- Aplicar compressas de gelo

As compressas de gelo auxiliam na redução da dor, diminuição do inchaço e ainda evita que hematomas se formem na região. Caso você não possua uma bolsa térmica, pode enrolar pedras de gelo em uma toalha (ou qualquer outra coisa congelada) e aplicar no membro.

3- Mexer os dedos dos pés

Ao mexer os dedos dos seus pés você também contribuirá para a diminuição do inchaço e tornar a recuperação mais simples.

4- Fazer suaves alongamentos

Alongar o membro suavemente ajuda tanto na melhora da circulação sanguínea quanto a ampliar a capacidade de movimentação.

5- Imobilizar o tornozelo torcido

A imobilização do membro também contribui para a redução do inchaço, traz melhorias em relação à evolução do processo de inflamação e deixa os ligamentos machucados mais seguros, tornando o processo de cicatrização mais rápido.

6- Se locomover com cautela

Caso o repouso total não seja possível e em algum momento você precisa se movimentar, providencie um par de muletas para que essa locomoção seja feita de um jeito seguro. Já que, ao usar as muletas, o pé não será apoiado no chão — o que poderia forçar os ligamentos que já estão lesionados e piorar ainda mais a situação do tornozelo. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!