Os pés são uma das regiões do corpo mais propensas a sofrer problemas, seja pela sua formação ou pelo fato de suportar todo o peso do corpo. No caso dos problemas de formação, os distúrbios congênitos são em sua maioria relacionados aos ossos, como é o caso da braquimetatarsia.

A braquimetatarsia é uma alteração  que ocasiona o osso do metatarso mais curto do que o padrão, gerando uma disparidade entre o tamanho do dedo acometido pelo problema e os demais. Em geral, a braquimetatarsia acontece no osso do quarto metatarso, sendo este o responsável por quase 75% dos casos deste problema.

Quando a cirurgia de braquimetatarsia é indicada

Os indivíduos acometidos pela braquimetatarsia podem apresentar uma série de dificuldades, que tornam algumas ações simples muito mais difíceis ou desconfortáveis do que o normal.

É comum que haja fortes dores e desconforto nos pés, uma vez que a distribuição do peso corporal é afetada pela diminuição do metatarso, o que a torna desigual sobre os pés. Esse desequilíbrio gera dor especialmente nas plantas dos pés.

O uso de calçados é também um problema para quem apresenta a braquimetatarsia, pois a alteração gerada no dedo acometido pode dificultar o encaixe adequado nos calçados, o que provoca dor e desconforto.

Além disso, a braquimetatarsia causa incômodo estético para muitos, uma vez que o encurtamento do dedo acometido gera uma diferença notável entre os outros dedos, causando um aspecto diferente do comum. Dessa forma, geralmente muitos evitam o uso de calçado aberto e passam a sofrer com as dores geradas pelos calçados fechados.

Em todas essas situações, o tratamento mais indicado é a cirurgia, que proporcionará uma melhora significativa, deixando o metatarso atingido com um tamanho apropriado. A cirurgia pode eliminar os problemas de dor e desconforto, melhorar a distribuição do peso sobre os pés e deixar os pés esteticamente mais bonitos.

Como é feita a cirurgia de braquimetatarsia

A cirurgia de braquimetatarsia tem como principal objetivo o alongamento do metatarso afetado pelo problema, tornando o tamanho adequado. Para isso, podem ser utilizadas duas técnicas distintas: o alongamento por enxerto ósseo ou o alongamento fracionado com uso de fixador externo.

No alongamento com enxerto ósseo, uma placa é utilizada para fixar o enxerto no metatarso encurtado. Dessa forma, acontece o alongamento instantâneo, de forma que o resultado é imediato e o procedimento não precisa ser repetido.

No caso do alongamento com fixador externo, o aumento do metatarso é gradual, de, em média, um milímetro por dia. O procedimento deve ser feito até que o metatarso atinja o tamanho desejado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.